Reflexão Ideológica

11 janeiro 2009

Usinas de Rondônia: para quem gosta de riqueza.

Não sou dos mais entusiasmados com os números que a construção das usinas trará para Rondônia, em todo caso, para que aqueles que são, segue um resumo publicado pela Revista IstoÉ Dinheiro, número 587, quanto à Usina de Santo Antonio e de Jirau em Porto Velho.
- A vazão do Rio Madeira é 47 mil metros cúbicos por segundo, o dobro do volume do Rio Paraná, onde foi construída a Usina de Itaipu.
- A Usina de Santo Antonio custará 12, 2 bilhões. Para iniciar a obra já foram removidos 20 milhões de metros cúbicos de rocha e 32 milhões de metros cúbicos de terra.
- A Usina de Santo Antonio consumirá 126 mil toneladas de aço.
- O paredão precisará de 2,7 milhões de metros cúbicos de concreto (o suficiente para construir 32 estádios do Maracanã, o maior do mundo).
- Concluída, a megausina terá 44 turbinas de geração de energia - 73,5 megawatts-hora. Quatro delas são suficientes para abastecer Rondônia e Acre por mais de uma década.
- Fora isso, a Usina de Jirau aguarda licenças definitivas para ser construída 100 km depois no mesmo rio.
A seguir, alguns números quanto à Porto Velho:
- Mais de 100 edifícios estão em construção ou aguardam autorização da prefeitura.
- Prédios antes abandonados estão sendo transformados em concessionárias de carros, galerias comerciais, lanchonetes, restaurantes, hotéis.
- O novo shopping reúne 150 lojas, emprega mais de 2.ooo pessoas e foi construído por investidores canadenses e custou R$ 80 milhões.
- Espera-se 20 mil novos moradores nos próximos 3 anos.
- Apenas 2% das residências têm esgoto encanado. A meta é garantir 100% de coleta e água tratada até 2014.
- Só a Usina de Santo Antonio gerará 600 milhões em Impostos durante a construção e desembolsará pouco mais de 1 bilhão em iniciativas socioambientais (dentre estas 4 escolas em Porto Velho e uma em Jaci Paraná e nove policlínicas na capital.
- Alstom-Bardella e Votorantim construirão fábricas em Porto Velho para atender à demanda das hidrelétricas. A Rede Makro vai abrir uma superloja (já abriu). O Carrefour procura terreno para a construção de um mega centro de distribuição, que atenderá toda a região Norte.
- A arrecadação de impostos hoje em 360 milhões ao ano, crescerá cinco vezes assim que a primeira usina, a de Santo Antonio, entrar em operação.

A reportagem da Revista IstoÉ Dinheiro é muito bem feita e esta edição, em especial, traz uma série sobre os megainvestimentos que estão e estarão sendo feitos no Brasil nos próximos anos.
No caso de Porto Velho, tomara que o Hospital de Base continue o processo de evolução, um Pronto Socorro municipal decente seja construído, a maternidade seja ampliada, e o Estado consiga construir um grande hospital no centro do Estado (já que o de Cacoal nunca termina) e tantas outras necessidades que nos marcam: melhores escolas, educação ambiental e de trânsito... meu Deus... são tantas as necessidades que parecem estarmos muito longe do mínimo.