Reflexão Ideológica

22 janeiro 2009

Bate-papo com namorados e noivos (2)


Moçada, outro dia ouvi Rubem Alves citando Nietzsche: "Quando formos casar com alguém devemos fazer a seguinte pergunta: 'Terei prazer em conversar com essa pessoa até o fim dos meus dias?"

Pois é, esse é um simples mas fundamental segredo para um casamento que edifica vidas. Vocês sabem como fazer isso, pois ao longo do tempo descobrimos que a beleza do namoro não reside no beijo, reside na conversa, até porque pouca coisa é mais horrível do que namorar com alguém cuja conversa não agrada... o beijar também passa a não agradar.

No namoro se conversa. Nas amizades se conversa. Na comunhão se conversa. Na infância se conversa muito, até mesmo quando ainda não se sabe falar. No casamento só há casamento se houver conversa e conversa de intimidade, de profundidade, mas também de superficialidades.

É comum ouvir cônjuges reclamando que já não se conversam mais, ou seja, já estão sepultando seu casamento e preferindo a conversa com amigos.

Passei por aqui para lembrar isso ao teu coração: você quer passar o resto de sua vida conversando com essa pessoa com quem sonha casar?

Lembra quando Deus vinha ao final da tarde conversar com Adão e Eva? Pois é, um dia eles não quiseram conversar. Tinham perdido o casamento, digo, a comunhão, e foram expulsos do jardim, até queDeus restabeleceu a conversa em Cristo.

Estou convidando vocês a cultivarem a conversa. Talvez a aprenderem tomar tereré juntos ao final da tarde, para o resto de suas vidas, pois, podem ter certeza, nessas conversas Deus vem, e ministra vida... e vida em abundância.

2 Comments:

  • Palavra sábia para o meu coração...Obrigada por se permitir ser benção p minha vida!

    By Anonymous Anônimo, at 1:01 AM  

  • Conversa... realmente é fundamental em qualquer relacionamento duradouro, e para que a conversa flua acredito q dependerá de algunns fatores, principalmente, a compatibilidade que é fundamental num relacionamento, ñ compatibilidade em tudo, até pq com as diferenças do outro podemos crescer e vivenciar o novo...mas no que diz respeito à ideologias, crenças, perspectivas, ser compatível com o outro em boas conversas creio ser fundamental...
    Namoro..muito interessante olhar por esse ângulo, da conversa prazerosa...Pq no fim tudo vai se acabando e se a comunicação ñ for boa, como vai ficar?

    Rubem Alves com seus comentários pontuais.
    Gostei pastor da sua reflexão. É um alerta! rs

    By Blogger Naiara Valéria, at 10:15 AM  

Postar um comentário

<< Home