Reflexão Ideológica

22 dezembro 2006

Oração para 2006

Há um ano atrás fiz essa oração. Um ano depois, tendo a repetí-la, acrescentando um pedido de perdão pelo que deveria ter feito e não fiz.

Oração do Pr. Aluizio para 2006
Estive pensando sobre o que deveria pedir a Deus para o próximo ano. Cheguei à conclusão de que não quero muito, contudo, o que quero exige muito mais de mim do que dEle, então resolvi pedir que aumente minha fé e dedicação para alcançar esses objetivos.Estive lendo o Salmo 131 e resolvi pedir: Senhor me ajude a viver de modo simples. Pois é, quero em 2006 viver uma vida mais simples. Ler a Bíblia devocionalmente, viver mais tempo em minha casa, estar mais com minha esposa, brincar e conversar mais com minhas filhas, ler mais, teologizar mais minha psicologia e psicologizar mais minha teologia, perceber melhor o menos favorecido que vive ao meu alcance e dar-lhe atenção e carinho. Peço que me livre da correria, do desejo de ganhar “...grandes coisas e coisas maravilhosas demais para mim...”, quero apenas viver. Partilhar das amizades saudáveis que o Senhor tem me dado, ler poesia, brincar mais com crianças. Quero descansar no Senhor como uma “criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe.”
Sabe, como pastor e como psicólogo tenho ouvido tantas famílias sendo destruídas por buscarem o muito e terminarem encontrando o nada. Muito trabalho e pouco descanso, muita gente e poucos contatos de qualidade, muitas compras e pouco carinho, muitas dívidas e pouca paz, muito conhecimento e pouca sabedoria. As lágrimas de esposas e filhas à minha frente me fazem ver lágrimas no rosto de minha esposa e de minhas filhas por falta de meu carinho, tempo e dedicação. Senhor ajude-me viver de modo simples.
Estive lendo o Pai Nosso e resolvi pedir: Senhor não me deixe amar as tentações a ponto de querer cair nelas. Talvez você estranhe me ver escrevendo isso, mas é verdade. Muitas vezes os grandes problemas que tenho não são resultados das tentações que estão fora e sim do desejo interno de cair nelas. Quero viver vida mais santa. Quero desejar ardentemente obedecer ao meu Deus. A realidade de ser filho é maravilhosa, mas quero intimidade, quero comunhão, quero diálogo livre e aberto com meu Pai.Muitas vezes tenho descansado na certeza de ser filho e tem me faltado o desenvolver a salvação que Paulo diz. Sei que o Espírito tem feito a parte dEle nesse processo de santificação, mas sei que tenho deixado a desejar quanto à minha parte. As conseqüências disso são horríveis. Falta unção, falta poder, falta sabedoria. Sobra problema, sobra fraqueza espiritual, sobra negligência.
Senhor fortalece o meu eu interior para ter coragem de pagar o preço da obediência e assim, viver em paz contigo.
Finalmente, li Jesus dizendo “a minha comida e a minha bebida consiste em fazer a vontade do meu Pai.”. Diante da proposta de seus discípulos de que fizesse aquilo que é necessidade fisiológica natural, Ele respondeu que a maior necessidade que tinha era a de realizar a obra do Pai. Fiquei pensando: quanta desculpa invento para fazer minha obra particular antecedendo as coisas do Pai. Então resolvi pedir: Senhor ajude-me a te amarr com tanta intensidade que me envolva absolutamente com a tua causa. Essa história de amar o Senhor da obra e não amar a obra do Senhor é de uma incoerência impressionante e muitas vezes a tenho vivenciado.Aliás, tenho visto muito desses extremos. Uns amam muito a obra, outros amam muito o Senhor. Quero amar a obra como resultado do amor ao Senhor. Quero colocar minha vida à disposição dEle para que se utilize de mim e faça com que os dons que me deu sirvam realmente para o crescimento das pessoas que me cercam. Senhor dá-me vontade de fazer a tua obra da forma mais dedicada possível.
Percebi que não quero muito, mas concluí que quero muito... simplicidade, santidade e dedicação exigem muito sacrifício e um alto preço a ser pago. Será que quero isso mesmo? Talvez seja mais fácil pedir coisas objetivas demais: saúde, carro novo, aumento de salário. Talvez seja mais fácil pedir coisas subjetivas demais: paz para o mundo, Brasil melhor ou mesmo crescimento espiritual de nossa igreja.Senhor não sei nem pedir. Por isso, dá-me sabedoria para perceber o teu caminho e dá-me forças para trilhá-lho segundo a tua vontade.